A industrialização, com suas novas técnicas e materiais de fabricação, começou a suplantar o artesanato tradicional do torneiro e do entalhador na fabricação de móveis.
Muito antes das primeiras experiências de Michael Thonet com madeira dobrada, o uso do ferro levou a importantes inovações neste campo.
Já em 1736, um fabricante de armamentos fundado pelo czar Pedro, o Grande, começou a produzir grandes quantidades de móveis em ferro fundido.
Karl Friedrich Schinkel, um mestre construtor prussiano, também utilizou o processo do ferro fundido para racionalizar a produção de móveis.
Foi em particular o trabalho arquitectónico de Schinkel que lhe valeu a reputação de um dos maiores expoentes do “classicismo” alemão, mas o seu trabalho como designer de mobiliário também foi de grande importância.
Suas interpretações elegantes dos “clássicos” produziram designs de austeridade formal para todos os tipos de propósitos diferentes.
Os projetos de Schinkel incluíam não apenas móveis de madeira, mas também, no início do século XIX, um grande número de mesas de cavalete de ferro, móveis de jardim e outros itens de mobiliário.
Escala e tamanho (largura x comprimento x altura): 1:6, 8,8 x 13,3 x 8,1 cm
Material : Ferro Fundido.